Buscar
  • Rogério Ueta

Conheça mais sobre espelhamento automotivo



Uma das principais preocupações dos proprietários de automóveis é com a preservação da pintura. Umas das principais alternativas para proteger e dar brilho à pintura do veículo é o espelhamento, que consiste em aplicar uma película protetora na lataria. A seguir, falamos sobre o espelhamento automotivo e seu processo de aplicação!

Saiba mais sobre o espelhamento automotivo e seus benefícios



O que é e quando aplicar?

O espelhamento automotivo é uma técnica que serve para dar maior brilho e proteção à pintura do carro. Para garantir que o brilho dure mais tempo, a aplicação do espelhamento deve ser feita no momento em que o veículo 0 km é retirado da concessionária. Para veículos que não sofreram reparações recentes de pintura, sua aplicação também é recomendada. No entanto, os que sofreram reparações dentro do prazo de um ano não devem receber o espelhamento, pois ele inibe a diluição do solvente adicionado na repintura, repelindo-o e resultando em bolhas na peça.

Quanto tempo dura?

A película pode durar três meses ou até mais, dependendo dos cuidados. Para manter as mesmas características de proteção, um novo espelhamento deve ser refeito após esse período. Para garantir uma proteção maior contra pequenos riscos e marcas de animais domésticos de pequeno porte, como cachorros e gatos, a manutenção da lataria pode ser feita a cada trinta dias.

Como é o processo de aplicação?

Primeiramente, é realizada uma limpeza da carroceria para detectar riscos rasos e profundos. O profissional analisará cada risco, detectando a necessidade ou não de lixar o local. Não é aconselhável fazer o veículo passar pelo processo de lixamento sem necessidade, pois isso pode trazer graves consequências no futuro. Depois, a massa polidora é aplicada, removendo riscos causados pelo atrito com panos de lavagens usados em lava rápido. Em seguida, uma cera especial é aplicada para remover sujeiras desprendidas da lataria e dar início ao processo de polimento, renovando a pintura.

Adiante, um Lustrador 3M, próprio para reparações automobilísticas, é utilizado e remove pequenos riscos, imperfeições da pintura e resíduos, resultando em um brilho de pintura original. Depois, o teflon é aplicado, para proteger o veículo contra raios solares. Isso resulta em uma lataria muito lisa e antiaderente, que evita penetração de sujeira e encardimento. Por último, é realizado o processo de aquecimento da lataria, para fixar o brilho intenso e o teflon. Com a aplicação deste em alta temperatura, uma nova camada é formada, diminuindo o atrito de sujeira a panos de limpeza na pintura. Caso o teflon seja utilizado para a manutenção da lataria em cada limpeza, certamente o brilho do carro durará um ano ou mais!

Quais são os cuidados necessários?

Para o espelhamento durar mais tempo, o dono do veículo deve tomar alguns cuidados. O principal é não lavar a lataria com produtos abrasivos, como os detergentes ácidos e alcalinos. Todo o processo de limpeza deve ser feito a seco, com um pano de microfibra. Lembrando que ele não deve ser esfregado com muita força. Use somente shampoos neutros próprio para carros.





Fonte: Ponteira Rodrigues

0 visualização0 comentário